quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sonho programado reprogramando minha vida

Pois bem, um pouquinho sobre o meu passado, antes de mais nada:
Em 2009 me formei em ciência da computação na Universidade Federal  do Amazonas - UFAM - e em processamento de dados na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Isso significa que eu era muito inteligente? Algumas pessoas dizem que sim [offtopic: a parte chata é as pessoas que falam sempre que "eu era tão inteligente antes de virar ISSO"]. A primeira questão mesmo é que nenhuma das faculdades eu terminei estando periodizado. Numa eu demorei 1 ano a mais para formar, na outra o atraso foi de uns 2 ou 3 anos. Será que me atrasei já por causa da Esclerose Múltipla? Ou seria por estar me forçando muito ao fazer dois cursos supostamente difíceis ao mesmo tempo? Ou será que por nenhuma dessas coisas, mas por outro motivo que nunca poderia imaginar? Fica a dúvida.

Mas a questão mesmo é que consegui terminar ambos os cursos até 2009 e em 2010 entrei para o mestrado em informática na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), que considero uma das melhores universidades do país nessa área, perdendo, talvez, só da UFMG. Mas o ponto do meio já contei. Vamos, agora, ao ponto final.

Em 2010 entrei para o mestrado na UFAM. No mesmo ano, passei através do Exame Nacional do Ensino Médio - EMEM - para a graduação no curso de Psicologia, na mesma universidade, mesmo já tendo passados 7 anos desde o final de meu ensino médio. Curso este que é um dos mais concorridos da supracitada universidade, modéstia à parte.


Continuando, eu estava fazendo o mestrado e demorava muito para fazer todas as coisas. Cheguei a pensar que o problema era eu estar cursando a outra graduação ao mesmo tempo. Infelizmente eu estava muito mais empolgado com a graduação do que com o mestrado, mas mesmo assim, nada saía do lugar (eu não avançava bem em nenhuma das coisas, exceto as disciplinas cursadas no mestrado). Eu não entendia por qual razão eu não conseguia me focar, exatamente, mas acabei demorando tanto o mestrado que fui jubilado (convidado a me retirar, isso não tem nada a ver com júbilo, sério) do mesmo. Em 2013 descobri que tinha Esclerose (Múltipla, ainda por cima)! Agora sim, estaria tudo explicado!! Só pode ter sido por causa disso que eu não conseguia terminar mais nada direito. Só não consigo pensar desde quando exatamente a minha vida passou a ficar tão mais devagar, se quando criança eu sempre fazia coisas que muitos julgavam geniais. Se bem que esses muitos se resumiam à, basicamente, minha mãe e adjacências, então acho que nem conta tanto. 

Pois bem, em 2013 descobri que tinha esclerose e quis voltar ao mestrado, já que era algo que muito me agradou na vida. Meu orientador deu carta branca para que eu pudesse voltar. Pena que eu tive um surto na época de matrícula e não me matriculei, não sei se por não ter dado atenção ou se por ter passado aqueles dias internado. A bem da verdade eu não estava realmente pronto para voltar. Felizmente não voltei naquela época, já que agora sei que seria outro fiasco. 

Hoje, tenho plena convicção de que posso voltar ao mestrado e enfim concluí-lo satisfatoriamente. Como o tema do mestrado que tentei outrora (Recuperação de Informação Multimídia, relacionado a vendas online) já prescreveu, tenho vontade de mudar de sub-área para algo relacionado a aprendizado de máquina, de modo a descobrir coisas novas relacionadas à famigerada Esclerose Múltipla. Mas na verdade, ainda que não fosse assim, tenho muito interesse em me aprofundar em aprendizado de máquina. Sempre fui apaixonado por isso, bem como o fui com Recuperação de Informação, quando fiz meu projeto final das duas graduações das quais sou formado. 

De qualquer modo, atualmente tenho imensa vontade de expandir a ciência em busca de coisas novas relacionadas à Esclerose Múltipla. Um dos professores do grupo participante do Instituto de Computação, me sugeriu transformar ressonâncias magnéticas em imagens em 3 Dimensões. Particularmente, achei a ideia muito linda, mas alguma coisa me diz que ela é um tanto intangível para mim, por não entender muito bem de imagens 3D, por mais que eu saiba que as disciplinas que eu poderia cursar seriam o que mais me agradaria em tudo isso. Na verdade, o que mais gosto na vida está em aprender coisas novas, principalmente quando pode haver a possibilidade de usar isso de alguma forma. Mais ainda se for algo que me interessa. Aliás [2], uma das grandes vontade que tenho em voltar é poder assistir as aulas novamente, de preferência gravando-as para ouvi-las e tentar pensar em coisas novas.

Por todas essas coisas, tenho imenso desejo em retornar ao mestrado em informática. De preferência para algo relacionado à EM, por mais que saiba que para tal eu necessite de ajuda de pessoas relacionadas à medicina também, o que seria um desafio a mais, mas quem sabe algum de meus médicos possa me ajudar? :x. Mas por hora, só estou expondo meus anseios. E, ah! Se eu conseguisse voltar ao mestrado com qualquer outro tema, não recusaria também, até porque meu desejo final mesmo é no futuro me doutorar, como já sonho desde quando tive uma das primeiras aulas com um professor que me inspirou a muitas coisas relacionadas à ciência.

Ah! E o curso de psicologia? Bem, ainda estou matriculado, e é através desta matrícula que continuo podendo comer no Restaurante Universitário. A propósito, hoje foi peixe e estava uma delícia ;)
E sim, até pretendo voltar a cursar disciplinas por lá, mas infelizmente acho improvável me formar em psicologia, suponho que em pouco tempo acabarei sendo jubilado de lá também e, como já constatei depois de duas tentativas, certamente eu não seria mais capaz de passar no enem para um curso tão concorrido. Aliás, o que pode me dar alguma fé ainda é o fato de eu poder, quem sabe, cursar disciplinas relacionadas a neuropsicologia, que certamente será muito proveitoso em minha vida acadêmica fora computação. Posso até não ter o certificado de conclusão do curso de psicologia, mas o conhecimento é o que mais me importa, desde sempre.

Grato pela atenção.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário