sexta-feira, 17 de julho de 2015

O dia que deixei de ser cético

Bem, como já contei provavelmente algumas vezes, sou ateu, portanto, cético. Sempre busquei explicações racionais para todas as coisas e, portanto nunca acreditei nem em Deus ou qualquer coisa sem provas. Isso me ajudou até a duvidar da vitamina d, "graças a deus", já que a única coisa supostamente garantida é o fato de muitas pessoas com esclerose múltipla não gostarem ou tomarem sol. 

Falemos agora sobre o horóscopo:

Tenho amigos que acreditam que isso de signo de fato tem influência na vida das pessoas e que a personalidade delas depende mesmo disso. Tenho até um amigo que é do mesmo signo que eu, Touro, mas sempre em alguma discussão ele falava "tinha que ser taurino",  bem como uma outra amiga minha. É impressionante como essas pessoas gostam de julgar a gente por coisas sem sentido, como cor de pele, signo, aparência, procedência, e tudo o mais.

Anteontem, ao pegar um jornal para ler uma notícia sobre greve na universidade que estudo, parei, provavelmente por bagunça, no horóscopo para ler o que supostamente haveria pra mim naquele dia e zoar. Dizia um monte de "baboseiras" totalmtente genéricas, como "um acontecimento novo ocorrerá na sua vida e poderá mudá-la" e outras coisas que não lembro... Na verdade comprei o jornal mais para saber sobre a greve, que era a notícia que ao ler, me soou falsa, bem como o horóscopo, coisa que sempre achei besteira, frases totalmente aleatórias sobre qualquer coisa que pode acontecer com qualquer um, ou seja, frases mais genéricas que os remédios. Até que...



Óbvio que de imediato ficamos rindo disso, afinal ATÉ PARECE QUE IA ACONTECER ALGUMA COISA TOTALMENTE INESPERADA na minha vida.

Bem, não tenho Internet em casa e vim ao shopping que gosto para ter acesso à rede. Ao conectar, vi uma coisa impressionante em meu facebook: "Bruna Rocha Siqueira quer ser seu amigo". Bem, eu já havia lido várias vezes o blog dela, Esclerose Múltipla e Eu, mas já fazia algum tempo que não o lia, especialmente pelo fato do google ter desativado o google Reader.
Fiquei muito contente quando li esta solicitação justo de alguém que eu já tive vontade de ser amigo, alguém de cujos texto, eu gostava bastante, me identificava com várias coisas e tudo o mais.

Aí pensei, oh não!! Minha vida é uma mentira! o horóscopo tava certo! E a Bruna ainda me fez um convite para o segundo Encontro de Blogueiros da Saúde, coisa que nem esperávamos que aconteceria tão cedo, nem havia como irmos. Agora nos resta ajuda para irmos juntos até lá. Algo que vou explicar muito melhor futuramente, certamente. Aguardem, em breve contarei mais sobre todas as coisas mais que superarei.

Outra coisa que "estava escrito nas estrelas" era que eu deveria evitar documentos naquele dia. DETALHE: Faço parte de um grupo que tem o objetivo de trazer novas linhas de ônibus pro bairro onde moro, além de outras melhorias. Eu faço parte dos que organizam e divulgam. Atualmente, o grupo está organizando um abaixo-assinado e eu estou responsável por andar com um documento e recolher assinaturas. Então, assim que li a parte sobre documentos, imediatamente pensei: o horóscopo está errado! Eu vou mexer com documentos e vai dar tudo certo". Me organizei todo e, logo depois, acabei esquecendo. O documento ficou pra depois, será que por que estava escrito nas estrelas? Vai saber, né?!. No dia seguinte, ontem, descobri que "o movimento estava muito fraco" e olha que eu ouvi isso de uma mulher que vende churrasco numa parada de ônibus onde quase todo mundo desce. Pensando agora se eu fosse pegar assinatura e ninguém assinasse eu ficaria muito triste pela caminhada desnecessária que eu teria dado e pelo tempo perdido.

É engraçado como algumas coisas acontecem pra abalar nossas convicções, mas mesmo o horóscopo tendo sido tão pontual quanto ao que iria acontecer comigo na noite daquele dia, ainda assim o meu ceticismo só me abandonou por uns minutos. Acho que eu jamais trocaria minhas convicções e ideologias por uma realidade tão superficial que é essa de acreditar cegamente na influência que a posição das estrelas no dia e hora que eu nasci podem causar na minha vida.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Eu só acredito no horóscopo quando me é favorável! ehehehehe
    Acredita só no de hoje! E vocês vão sim! Não tenho dúvida disso! Tá escrito nas estrelas...ehehhehe
    Vai ser muito bom conhecer vcs!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Julio
    Sou coordenadora dos Blogueiros da Saúde e quero te convidar para participar como nosso convidado especial do II Encontro de Blogueiros de Esclerose Múltipla, o evento acontecerá em SP nos dias 22 e 23 de Agosto, por favor me escreva no e-mail blogueirosdasaude@hotmail.com, que te enviarei detalhes deste convite.
    Aguardo seu contato!
    Parabéns pelo blog e superação :)
    Abraços

    Priscila Torres
    Blogueiros da Saúde

    ResponderExcluir