segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Transforme o stress em bem estar

Seja você portador de esclerose múltipla ou não, uma coisa temos de admitir: depois de um estresse algo no corpo parece ficar muito errado, às vezes, essas mudanças são tão pequenas que nem damos a devida atenção.

O que acontece é que em um momento de raiva excessiva, há um aumento de radicais livres, moléculas que debilitam o sistema imunológico. Ou seja, o estresse faz com que o nosso corpo se desequilibre fazendo com que os sistemas do corpo fiquem desregulados; inclusive é muito comum observar como os batimentos cardíacos ficam acelerados, e para que normalize é preciso muito tempo de repouso para recuperar-se.

*******

Lembro de um tipo de palestra que talvez tenha assistido quando criança, ou pode ter sido alguém falando a respeito, em que diziam uma palavra que muito mais tarde ficou marcada pra mim: EUSTRESS. Isso provavelmente queria dizer que quem faz com que fiquemos estressados sejamos nós mesmos e de qualquer modo, faz todo sentido.

*******

Situações difíceis certamente virão, mas cabe a nós mantermos o controle, e fazer do momento de estresse, apenas mais um momento. Sabendo o mal que pode nos causar, devemos passar a evitar o estresse. Listo aqui quatro dicas (razoavelmente) boas para evitá-lo:

1. Durma
Resolver coisas de cabeça quente ou pensar em um momento de raiva não resolve nada, disso ninguém tem dúvidas. Mas, e quando estamos estressados? 
Nesse caso o melhor a se fazer é tirar, pelo menos, um cochilo pra nos deixar revigorados. Até porque, além da função revigorante ele [o sono] assume diversas outras funções essenciais para o organismo, como prevenir a obesidade - produzindo a leptina durante a noite -, e combater à hipertensão.
Enquanto você dorme você armazena as atividades e problemas do dia para que eles se acomodem na sua memória. As associações que são feitas durante o sono permitem que você resolva as questões que te incomodaram durante o dia. Mesmo uma soneca de 10 minutos já reconfigura a atividade dos neurônios no seu cérebro, de modo que você pode tomar melhores decisões e reagir mais apropriadamente às coisas que te estressam.

2. Pense Positivo
As pessoas positivas não são imediatistas. Elas conseguem analisar uma situação e enxergar adiante. Ter um objetivo, faz com que o caminho seja suportável. Dessa forma, em uma briga o melhor a fazer é calar-se e analisar a situação, pensando em o que é o melhor a se fazer.

3. Relaxe ao longo do dia:
Não se permita ficar “ligado” o dia inteiro. Escolha alguns momentos específicos para relaxar, dar uma volta, fazer uma caminhada ou um alongamento, tomar uma água ou simplesmente respirar profundamente várias vezes, antes de voltar ao ritmo. Isso pode operar milagres num dia muito agitado. 

4. Evite tarefas desnecessárias e estressantes:
Faça uma lista de tudo aquilo que precisa fazer, depois a reduza para as coisas realmente essenciais. Dentro delas, escolha apenas as três mais importantes e concentre-se nelas. Simplificar sua lista fará com você seja mais produtivo, se canse menos, se permitindo ser ainda mais criativo.
5. Ria
Sabe aquele ditado quem diz: “Rir é o melhor remédio”? Pois é, no universo científico isto faz todo o sentido. Isso porque o sorriso comprovadamente alivia tensões. Ah, não está acreditando? Vou explicar: quando sorrimos 17 músculos são relaxados, e o nosso cérebro libera um neurotransmissor chamado endorfina que é um analgésico natural, tira a dor e dá uma sensação de bem-estar, e dessa forma alivia tensões. Ao mesmo tempo, a pressão arterial abaixa e ocorre um aumento na oxigenação do sangue. 
O riso também aumenta a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Então, desejo a todos vocês um dia tranquilo e de muita paz e tranquilidade.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário