quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Saúde e bem-estar: entenda e controle a ansiedade

Vivemos preocupados com o nosso futuro, seja pela imprevisibilidade da EM ou pela vontade de tirar nota boa no ENEM. Já falei aqui o que acontece com o nosso corpo quando nos estressamos, hoje quero falar sobre o que acontece quando ficamos ansiosos. Antes de tudo, ouçam essa música (prestem atenção na letra da música):



Graças ao sentimento de ansiedade estamos vivos, aliás, a seleção natural favoreceu animais e pessoas preocupadas em excesso. Por isso, todo mundo é ansioso em graus diferentes, porque aprendemos com os "evoluídos" que estar sempre atento é questão de sobrevivência.

O primeiro a falar sobre ansiedade da maneira como a conhecemos foi Sigmund Freud, no fim do século XIX, e foi uma definição bem resumida que diz o seguinte: ANSIEDADE É O MEDO DE "ALGO INCERTO, SEM OBJETO". Porém, o significado mais aceito é o de um psiquiatra australiano chamado Aubrey Lewis que, em 1967, descreveu ansiedade como "um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo". O que ele quis dizer em linhas gerais é que ansiedade é um sentimento projetado para o futuro e, é que nem elefante, incomoda muita gente.

Mas é incrível como a definição mais comum para a ansiedade é o MEDO. Não é à toa, afinal, ambos surgem no mesmo sistema do nosso corpo, o límbico, e estão localizadas nas mesmas regiões do cérebro: a amígdala, a substância cinzenta periaquedutal e o septohipocampal. As 3 são áreas que fazem parte do nosso mecanismo de defesa, que serve para analisarmos o mundo à volta à procura de ameaças, registrando os perigos e também armazenando novos riscos para o futuro. Lembra que eu falei que as pessoas descrevem ansiedade como simplesmente medo? Por mais que achemos que são a mesma coisa, saibam que não são. Na ansiedade, a preocupação está no futuro; no medo, a ameaça está próxima.

Quando ficamos ansiosos liberamos três substâncias que fazem com que fiquemos mais alertas e prontos para agir. Já sentiu aquela sensação de coração acelerado, corpo pesado, sensação de força e capacidade aumentada quando está ansioso? Pois é, isso acontece porque as três substâncias que produzimos quando estamos ansiosos são: CORTISOL, ADRENALINA e NOROADRENALINA. Essas três substâncias são benéficas para nós, elas nos deixam mais "ligados" as coisas que acontecem ao nosso redor e nos deixam prontos pra ação. 

O problema é que TODO EXCESSO FAZ MAL, nesse caso não é diferente, quando essas substâncias estão em excesso causam perturbação ao processo neural, causando confusão mental e prejudicando as tomadas de decisões, além de prejudicar a memória. É por isso que muitas vezes dá aquele "branco" na nossa cabeça nos momentos em que mais precisamos lembrar de algo importante.

A exposição constante a situações de ansiedade podem causar alterações cardíacas, causando elevação da pressão arterial e arritmias. É muito importante controlarmos nosso corpo e nessa rotina louca o desafio é: MANTERMOS O EQUILÍBRIO. Para vivermos o equilíbrio com esse sentimento de ansiedade valem algumas dicas:


1. Respire fundo:
Já ouviu aquilo de "feche os olhos, conte até três e respire fundo"? Pois é, quando estamos ansiosos ou queremos evitar esse sentimento isso é algo maravilhoso a se fazer. Isso porque quando estamos tristes ou emocionalmente frágeis, inconscientemente, adotamos uma postura corporal que comprime o diafragma e os pulmões fazendo com que respiremos de forma curta e superficial.
Com o objetivo de recompor a oxigenação do cérebro, a primeira coisa que o nosso organismo pede é respirar. Então, instintivamente respiramos fundo, endireitamos os ombros e nosso cérebro, agora mais oxigenado, começa a reagir positivamente, assim como todo nosso corpo que se renova com o ar! Por isso, nos sentimos tão cheios de coragem quando respiramos fundo.

2. Alimente-se bem
Muitos dos hábitos modernos desequilibram a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Assim como tudo em nosso corpo, os neurotransmissores são construídos a partir das substâncias que absorvemos através de nossa alimentação. O que evitar e o que tomar:
EXEMPLO 1: Diminua a cafeína, porque a cafeína presente principalmente no café, mas também encontrada em refrigerantes, aumenta a atividade dos neurônios e estimula muito a adrenalina, hormônio que nos deixa mais alertas e ficarmos mais alertas é tudo o que precisamos evitar quando estamos ansiosos.
EXEMPLO 2: Tome chá, exceto chás preto e mate, algumas plantas são conhecidas como calmantes naturais, elas ajudam a combater os sintomas da ansiedade. As mais famosas são: camomila, melissa, capim cidreira e a erva doce. Lembrem-se: TODO EXCESSO FAZ MAL.

ATENÇÃO: a orientação profissional é insubstituível. A qualquer sinal de ansiedade que fuja do seu controle, procure um médico, pois você pode estar precisando de medicação específica para tratar a ansiedade e seus efeitos negativos.

Beijos, abraços e até a próxima! :*

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário