O que é Esclerose Múltipla?

Esclerose Múltipla não é frescura ou invenção, é uma doença crônica sem cura que precisa de tratamento adequado, é uma doença do Sistema Nervoso Central que afeta o cérebro e a medula, debilitando as atividades sensoriais e motoras.

Esclerose Múltipla


Nosso cérebro é uma estrutura complexa. Nele, milhares de células trabalham a todo segundo controlando tudo que acontece em nosso corpo através de impulsos elétricos, que fluem de um neurônio a outro, mas para que essa eletricidade não se espalhe é preciso existir uma substância que a isole, esta é a bainha de mielina.

Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico da pessoa ataca o corpo dela. No caso da EM o sistema imunológico afeta o Sistema Nervoso Central, por isso ocorre um processo inflamatório que provoca lesão na bainha de mielina, produzindo cicatrizes (escleroses) em múltiplos locais do sistema nervoso central.

Quando danificada, a bainha de mielina deixa de funcionar plenamente interferindo na capacidade dos neurônios em conduzir os impulsos elétricos, fazendo com que os impulsos elétricos passem de forma mais lenta. É como se fosse uma avenida, quando a avenida está sem buracos os carros podem passar em alta velocidade, mas quando essa avenida fica esburacada os carros reduzem a velocidade conforme eles se aproximam do buraco. É mais ou menos isso que acontece.

A Esclerose Múltipla é uma doença muito sutil e por isso é bastante complicado reconhecê-la, por isso temos de ficar atentos a alguns dos sinais e sintomas da Esclerose Múltipla: Perda de controle da bexiga e/ou intestino; Visão dupla, visão turva ou perda de visão; Tremor nas mãos; Desequilíbrio e falta de coordenação motora; Fraqueza ou cansaço exagerado; Depressão;

Claro que ainda que a pessoa apresente todos esses sintomas só isso não caracteriza Esclerose Múltipla. São necessários vários exames, dentre eles, os principais que são a Ressonância Magnética (crânio, cervical e torácica) e a Punção Lombar (para retirada do Líquor). Os exames são necessários pra que seja comprovada a existência de EM, isso porque existem MUITAS outras doenças que são parecidas clinicamente. Então, atente-se aos sinais e sintomas, procure um especialista em caso de dúvidas e converse a respeito. O diagnóstico precoce é muito importante para que a doença não cause um mal maior ao seu corpo. O especialista é o médico NEUROLOGISTA.

Saiba que:


  • Mesmo a Esclerose Múltipla não tendo ainda cura comprovada, existem vários tratamentos que a pessoa pode fazer para continuar com a vida que ela considera normal. Felizmente, o Sistema Único de Saúde possui um leque de benefícios para você e medicamentos gratuitos, distribuidos através da Farmácia de Alto Custo.
  • Outra coisa que é importantíssima lembrar é que cada organismo é diferente, por isso, se alguém não se deu bem com determinado tratamento, não significa que será igual com você. A decisão de tratamento deve ser feita entre A PESSOA COM ESCLEROSE MÚLTIPLA e o NEUROLOGISTA. Se o tratamento não lhe agradar saiba que o mais importante é estagnar a doença.
  • A EM não é contagiosa;
  • Mesmo existindo MUITAS estórias pelo mundo afora, a EM não tem prevenção, isso porque ainda nem possui causa exata e como poderíamos nos prevenir do que não conhecemos?
  • A Esclerose Múltipla não é doença de velhinhos, inclusive a doença afeta predominantemente adultos jovens entre 20-30 anos e afeta duas vezes mais mulheres do que homens.
  • Mesmo o termo "esclerosado" sendo usado pejorativamente por muitos anos, sabemos que não é uma realidade. Se você usa o termo "ESCLEROSADO" como xingamento, por favor, pare! Esclerosado "significa aquele que tem Esclerose"

Nenhum comentário:

Postar um comentário