quinta-feira, 21 de abril de 2016

Esclerose Múltipla aplicando leis da Física

Quando se recebe o diagnóstico de Esclerose Múltipla (EM), é comum que os diagnosticados entrem em depressão, o processo psicológico parece ser o mesmo do luto. Não foi o meu caso, encarei da forma mais positiva possível, tanto o luto pelo qual passei (pela perda da minha avó, amada e querida) quanto o diagnóstico da esclerose múltipla. E assim estava levando a vida com EM, com muita positividade nessa caminhada.

Nos últimos meses, muitas coisas aconteceram, notei que passei a me sentir frequentemente cansado. Coisa de esclerosado? Deve ser a fadiga… Enfim, uma das coisas que fiz foi uma RM de crânio e coluna cervical, parece que está tudo bem, mas não é só isso… Parece que eu progredi… Não no sentido legal da palavra. A notícia mesmo é que já não tenho mais EM do tipo Surto-Remissão, agora é o tipo Secundária Progressiva.


Enquanto a médica explicava tudo o que ficava na minha cabeça era que eu estava me sentindo tão bem, não tive surto e mesmo assim a doença progrediu? Como? Por quê? O remédio não está fazendo efeito? Pensei que a progressão/transição devia ser perceptível, mas parece que não... A Esclerose Múltipla resolveu mostrar que não é lá tão simples de lidar como imaginei e fez isso em um momento impróprio. A EM resolveu escolher, o momento que tem sido de grande felicidade pra mim, o final da gestação da Paula, a quase chegada da Tereza.

Obviamente, quando recebemos a notícia dessa transição inesperada, não ficamos muito empolgados. EU PELO MENOS NÃO FIQUEI. Recebi a notícia em uma consulta numa segunda-feira e no dia seguinte eu não tinha o mínimo ânimo pra sequer levantar da cama e ir pra fisioterapia. Passei o dia em casa, recebendo carinhos da Paula que precisou faltar aula pra me fazer companhia. "E agora? O que acontecerá comigo?", eram os únicos pensamentos que surgiam. Fiquei extremamente triste e tudo que eu queria era poder não fazer mais nada.

Agora me ocorreu um pensamento: a maioria das pessoas quando está no ensino médio e começa a estudar Física, se pergunta "qual a utilidade da Física pra minha vida?". Vou demonstrar como teve utilidade na minha vida. "Primeira lei de Newton: um corpo em repouso TENDE a continuar em repouso, um corpo em movimento TENDE a continuar em movimento". Aplicando essa lei da mecânica na vida é o seguinte: se eu estiver parado eu tenho tendência a ficar ali parado, mas não significa necessariamente que ficarei parado. Eu posso me movimentar por causa de algum estímulo que eu venha a receber.

Naquele mesmo dia, recebi VÁRIAS mensagens de amigos me enviando energias positivas e força. Força, era tudo o que eu precisava. Passei o dia lendo as mensagens e pensando o quanto aquelas pessoas se importavam comigo, pensei em todo o carinho que recebo e como isso me faz bem. Busquei até colo de mãe. Passei a semana recebendo mensagens positivas, física e virtualmente; teve o chá de bebê da minha filha, e o pessoal da minha turma foi super prestativo; Vi que realmente #JuntosSomosMaisFortes

Todo mundo que recebe o diagnóstico aprende alguma coisa com a EM. Seja valorizar as pessoas próximas ou ficar feliz por poder movimentar-se diariamente (quando o pode). O que eu aprendi com a EM é que é possível progredir em um tempo curtíssimo, sem fazer alardes; é possível evoluir continuamente… Será que essa evolução da minha EM poderia ser ela querendo que eu me movimente? Pois bem, graças ao carinho de TODOS, decidi não desistir assim tão fácil. Decidi que se a EM progrediu, por que eu não poderia fazê-lo também, só que num sentido positivo de evolução? Em 2 anos e pouco, ganhei vários amigos, uma nova família, uma nova visão da vida. Então, deixo aqui registrado o meu recado pra Esclerose Múltipla: “Esclerose Múltipla, valeu!”.

E a todos que me mandaram forças e mensagens positivas, muito obrigado! Sigamos todos, porque o fantástico show da vida não pode parar!

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Júlio força para passar por mais essa chatice! Tenho certeza que Tereza lhe dará muita alegria para lhe ajudar!
    Como é que se chega nessa conclusão, de que a doença mudou de tipo ?
    Última vez que perguntei, a médica me disse que é no relato clínico. É assim mesmo?
    Sua médica disse que estão usando o ocrelizumab nesses casos ?

    Boa sorte !!!
    Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, minha médica vinha analisando como eu vinha respondendo ao tratamento que fazia desde o início, ultimamente ela estava se reunindo com outros médicos e residentes para discutir minha situação (e de outros pacientes também). Na minha última consulta, nem tocaram no assunto comigo, mas quando vi o prontuário que o residente estava escrevendo, já tava escrito "secundária progressiva" ao invés de "surto-remissão", que era meu tipo até então.
      A princípio só estranhei, mas quis perguntar do residente e, talvez pela minha cara de interrogação, minha médica interveio na consulta do residente e explicando tudo e me tranquilizando, explicando que o fato de estar nesse novo "modo" de EM não iria fazer minha vida ficar pior, à medida que eu continuasse me medicando corretamente.

      Na verdade eu vinha me sentindo cada dia melhor com minha esclerose e até chegava a pensar "então é exatamente como me sinto que as pessoas que se dizem curadas se sentem", mas eu sabia que uma cura atualmente é algo impossível, então não criava expectativas a respeito disso...

      Excluir
  2. Júlio, você é uma pessoa que já é muito abençoada por ter amigos que lhe dão força. Nem todos tem essa sorte. Hoje penso como você. A E.M. teve seu lado muito positivo.

    Talvez a E.M. seja o Farol que irá lhe direcionar para o caminho que Deus quer pra vc, qual pode ser diferente dos seus planos. Mas se estiveres com Deus todo seu caminho estará protegido.

    Coloque sua força em Deus e ele lhe mostrará o quê e como fazer nessa estrada sinuosa da E.M. Jesus disse: "Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 28, 20b).

    Que Deus abençoe você, Paula e Tereza dando-lhes sempre fé, força e coragem para andares no vale cobertos pela nuvem protetora de Deus.


    Vânia Regina

    ResponderExcluir