quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Eu NEM queria mesmo, Eu hein?!

Pois é, fiz o ENEM este ano e, pra variar, minha prova foi terrível. Bem, não é bem assim, explico a seguir:

Eu adoro fazer as provas do ENEM, sempre termino ela tendo aprendido alguma coisa nova e tudo mais, por isso mesmo gosto de fazê-la sempre que possível.
Ano passado me inscrevi pra fazer a prova, mas no final acabei não fazendo a prova por ter chegado atrasado, graças ao trânsito formado no dia e eu não estar nem de carro na época.

E foi por isso que não fiz a prova ano passado: por causa do sol.

Este ano foi diferente: pela primeira vez na vida o ENEM  calhou em ser próximo à casa que eu morava e tal, só que dessa vez eu simplesmente não consegui sequer ler a prova inteira. Por causa da esclerose múltipla? Provavelmente sim, mas com certeza mesmo não sei, não...
Acontece que eu demoro muito tempo pra responder as questões, de modo que sempre fui o último a sair da sala, mas não este ano.
Na verdade minha pretensão principal era poder comprar fichas do Restaurante Universitário (RU), visto que agora não tenho mais dinheiro pra almoçar no shopping, nem moro mais perto de algum que tenha Subway ou coisas do tipo com coisas razoavelmente pagáveis sem emprego. Quanto a eu ganhar algum tipo de auxílio por ter Esclerose Múltipla, ainda não fiz isso e estou esperando minha médica sair de férias pra ver se ela pode me ajudar a respeito...
Ah sim, eu tava falando do ENEM né? pois é, houve um tempo que eu era tão inteligente que passei até pra Psicologia na universidade federal do Amazonas (vulgo UFAM), sendo este um dos cursos mais concorridos nessa universidade. Este ano eu pensei em fazer pelas cotas, mas ainda não tenho certeza nem se já terei sido jubilado em psicologia quando começarem as inscrições pra quem passou em 2014...
De qualquer modo, achei a prova bastante difícil, especialmente talvez por ter finalizado o Ensino Médio em 2003, se não me engano, mas mesmo assim nem acho que minha redação tenha sido tão ruim assim.
O pior mesmo foi não ter lido a prova inteira. Gosto de reler várias vezes as questões antes de dar uma resposta, até filosofo e crio teorias com relações às questões. No final acaba o tempo e eu não li nem metade da prova.

Mas na verdade, acho mesmo que o Rubem Alves é que tinha razão: o jeito mais justo de escolher quem deve passar no vestibular não tem nada a ver com uma prova que ensine as pessoas a se estressar desde crianças, mas sim por um mero sorteio. Sim, é melhor que pra passar em alguma coisa não seja necessário perder sua infância e adolescência deixando de fazer coisas próprias dessas idades como brincar. Se é pra se submeter a uma prova, provavelmente o melhor mesmo seja que as pessoas passem por mero sorteio. Assim todos terão chances iguais de verdade.

Entretanto, é claro que tem aquele lance de meritocracia, desse modo acho que é legal que todas as pessoas tenham um pouco de cultura antes de entrar na faculdade, mas tem muita coisa que acho razoavelmente desnecessária no Ensino Médio só pra passar no vestibular. Por exemplo: pra quê preciso saber do peso atômico do bário, pra quê saber os afluentes à esquerda do rio Amazonas? pra quê tantas outras coisas que não tem serventia nenhuma se não vai ser com o que vou trabalhar de fato? E se vou trabalhar com tal coisa, que eu estude sobre isso na universidade, ao invés de fazê-lo no ensino médio, eu hein?!

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário