domingo, 9 de novembro de 2014

Faixa de Pedestres

Há muito tempo tenho vontade de fazer uma campanha em prol dos pedestres e agora que o @TransitoManaus (twitter que dá dicas sobre o trânsito na cidade em que moro) começou a fazer campanhas a favor de um trânsito melhor, achei que era um bom momento para escrever algo a respeito.

Ultimamente resolvi ter um novo hobbie: atravessar na faixa de pedestres. Sem olhar para o lado. Supondo que os motoristas vão parar. Como é natural em outros países e cidades como Brasília e Gramado. A parte ruim é que eu moro em Manaus - AM.

Aqui não há respeito pelo pedestre (nem mesmo por outros condutores). De qualquer modo, sei que é direito meu e, claro, procuro evitar ruas em que os carros passam rápido, já que eu tenho o poder de escolha de ir de carro quando tenho vontade. Em ruas pouco movimentadas e lentas o risco é menor, mas não é nulo. Os motoristas sempre acham que tem o direito de passar e desviar quando eu estou na frente deles. Há quem chegue ao absurdo de buzinar e achar ruim. Como assim? Não é o pedestre quem tem preferência? Com o tempo fazendo isso, esse tipo de atitude começou a me irritar mais e mais. Lembro de uma vez, por exemplo, eu estava atravessando em uma faixa de pedestres DENTRO de um supermercado, e a condutora não quis parar. Atravessei na frente do carro mesmo assim e ela me atropelou buzinou, freiando bruscamente. Mostrei que estava andando sobre uma faixa de pedestres e ela me xingou, pouco depois os demais passageiros do carro também o fizeram.

Eu já fiz o teste: Parar em todas as faixas possíveis num caminho longo para qualquer lugar nunca me fez demorar sequer 5 minutos a mais, e se eu já estiver atrasado, que diferença faz 5 ou 2 minutos?

Uma coisa que me chateava quando estava dirigindo e parava na faixa eram os pedestres que agradeciam. Gente?! Não estava fazendo mais que a minha OBRIGAÇÃO! Isso tem que ser o natural de qualquer motorista. Agradecer fazia parecer que estava fazendo um favor ao seguir as leis de trânsito.

Algumas pessoas reclamam de quem atravessa em qualquer lugar, mas como um pedestre vai procurar uma faixa pra atravessar se ele sabe que nenhum condutor respeita? Ah, em alguns pontos existem as passarelas. Se você nunca veio a Manaus pode acreditar que isso é uma solução razoável, mas não é. Na maioria das passarelas (que são poucas) não há proteção contra chuva ou sol - e aqui qualquer segundo a mais no sol é um tormento - e o tempo que se gasta até chegar à passarela, subir, atravessar e descer não parece valer a pena pra quem está fritando ou se molhando. Se é tão difícil convencer um motorista, que está no seu ar condicionado, sentado e tranquilo a esperar poucos segundos para uma pessoa atravessar, como esperar que seja fácil convencer um pedestre suado e cansado a andar mais, subir e descer escadas, perdendo vários minutos a mais e sofrendo com o clima característico da nossa cidade?

Acabei encontrando um video (um pouco antigo) excelente do CQC falando sobre esse assunto, em que o Rafinha Bastos fez exatamente o que eu tenho feito, apresentando dados interessantes - e alarmantes. Assistam e repensem suas atitudes no trânsito:


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário