segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Yes, we can!

Sabe de uma coisa? Um detalhe que tenho em mim é que muitas vezes gosto de tentar superar alguns desafios, principalmente em mim mesmo, apesar de outras tantas vezes a E.M. me convencer a nem tentar. [não pensem que isso é como se fosse um mero texto de autoajuda, apesar de na prática parecer com isso mesmo. Mas continue lendo aí, vai]. Na maioria das vezes que penso em fazer uma coisa que provavelmente me cansaria bastante e quiçá minha esclerose múltipla me impossibilitaria de fazê-la (como ter que levantar da cama, por exemplo), eu faço o seguinte: penso “ah é, seu cérebro esburacado? [sério, não deve haver xingamento pior pra um cérebro, o meu sabe como é ser assim] Tu pensas que és mais forte do que eu, é? bora ver quem é que manda", aí me encho de coragem e vou dormir uso todas as minhas forças pra começar a fazer o início da coisa que eu queria fazer desde o início. 

Pra mim, na verdade, geralmente basta começar. Depois disso eu penso simplesmente “vc não veio de tão longe pra chegar até aqui e desistir, veio?!  eita, até que estou conseguindo, valeu cérebro!”



Na verdade, de uns tempos pra cá, fazendo sempre isso, minha disposição tem sido inimaginavelmente alta pra uma pessoa com EM, eu suponho. Tanto que hoje em dia, dificilmente acordo depois das 3 da manhã pra me arrumar e sair, pegando os primeiros ônibus do dia, pra não pegar engarrafamento. 

E o que é o cansaço? E a fadiga? Nessas horas, quando tento fazer dessas dificuldades algo como o que os outros a princípio pensam da Esclerose Múltipla (frescura e preguiça), tento me convencer de que isso seja o que acontece. Mas eu sei que não é assim. Felizmente já faz algum tempo que não tenho surtos, então tudo pra mim parece cor-de-rosa muito mais fácil do que normalmente pode ser pra quem tem EM ou está em surto.

Na verdade acho que a Esclerose Múltipla é isso mesmo: uma luta contra si próprio. Não é à toa que é chamada de doença autoimune, ou autoimunitária, como diz o dr. Cícero Coimbra. Mas é preciso estar ciente disso e tentar levar essa briga na esportiva, por mais inaceitável que isso possa parecer, sem contar que ninguém ganha todas as batalhas em qualquer coisa, nem mesmo o Usain Bolt, nem Cézar Cielo, nem zzz… Acho que já me fiz entender, né?

Enfim, não sei como vocês, com ou sem esclerose múltipla, fazem para vencer obstáculos que algumas vezes parecem intransponíveis, mas acima de tudo acho que é importantíssimo conhecer a si próprio, afinal assim você sabe que táticas funcionariam com você para coisas que pareceriam impossíveis de fazer.

E você? Como faz?

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Ameiii haha adoro o jeito que você escreve. É engraçado, verdadeiro e me inspira. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero continuar inspirando. Bem, como você, espero levar motivação e inspiração para muitas pessoas...

      Abraços

      Excluir
  2. Muito legal esse texto, gostei muito!
    A propósito, sou o Camargo, 80 anos de idade, 53 anos com a minha companheira EM. Minha EM e do tipo RR e eu, há uns 15 ou 20 anos levo uma vida absolutamente normal!

    ResponderExcluir