sábado, 5 de setembro de 2015

Desventura em série [Parte 3 de 3]: Fazer valer, por Paula Jaqueline

Bem, minha companheira escreveu um texto lindo e depois, por puro doce, apagou, mas como sei utilizar ctrl z, vou publicá-lo mesmo assim. Mesmo ela dizendo que não me deu autorização para fazê-lo. Como eu sei que ela não vai ficar com raiva de verdade? Ora, tá na cara que todo mundo vai ver que ela escreve muito melhor do que eu...

Olá, amigos! A terceira parte dessa trilogia será escrita por mim, Paula Jaqueline, espero que gostem.

Já fazia uns meses que tínhamos percebido que algumas pessoas usavam coisas do blog pra vida. Usavam, por exemplo, a postagem Transforme o stress em bem-estar para adicionar atividades à rotina ou, ainda, mudar a rotina para hábitos um pouco mais saudáveis (geralmente, pessoas que não dormiam pra passar a noite estudando). Foi então, que começamos a escrever coisas de utilidade pública do mundo esclerosado como, por exemplo, a postagem Posso Ajudar?. Depois do convite feito pela Bruna, percebi que o trabalho do Julio (ou, ainda, nosso trabalho) ia além de escrever coisas da vida do Julio.

No dia 2 de agosto cheguei do trabalho e me deitei no sofá, esperando o Julio chegar da casa da mãe dele. A casa estava vazia, só eu estava sentada no sofá olhando pros lados e pensando o que eu poderia fazer. Peguei um caderno e comecei a escrever ideias que vinham a minha cabeça para criar um evento de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Achei que seria interessante pra que as pessoas entendessem de uma vez por todas que não é contagioso, não é só uma desculpa, não é uma invenção, não é psicológico, não tem prevenção e que cada portador reage diferente frente a determinado tratamento. Vi que as pessoas precisam se livrar dessas bobagens que estão entranhadas na cabeça. Liguei pro Julio empolgadíssima, contei minha ideia e ele reprovou, porque não daria tempo, porque ninguém ia participar, porque não daria certo, porque não tínhamos dinheiro. Ignorei. Mandei mensagem pro meu ex-namorado que agora faz (bio?)medicina, contei pra ele e ele adorou a ideia. Durante vários dias organizava tudo com ele. Até que desisti.

Na correria nossa de cada dia, o evento não caiu no esquecimento como imaginava que aconteceria. Julio percebeu que poderia dar certo e começou a me animar novamente a realizar o evento. Fomos pro 2º Encontro de Blogueiros apenas com uma faísca de vontade de fazer o evento aqui em Manaus. A cada minuto de evento lá em São Paulo, percebíamos que precisávamos mesmo fazer um aqui em Manaus. Voltamos incendiados de vontade de fazer o evento. Em 4 dias chamamos quem achamos que iria, fizemos convites em vídeo com a ajuda de outras blogueiras. Olhando o que tínhamos pronto percebemos que precisaríamos de alguma lembrancinha, então compramos o material pra fazer o laço. Julio caminhou muito comigo atrás do material, ele chegou em casa muito cansado. Pra quem sobrou a tarefa de fazer os laços? Pois é. Passei a noite do dia 27 com uma pistola de cola quente em mãos e vários pedaços de fita esperando a cola para ganharem um novo formato, uma nova utilidade, um novo significado. Me queimei incontáveis vezes, mas no dia 28 estavam lá os laços prontinhos. Eu consegui.

Chegou a hora do evento e eu estava arrumada, mas não empolgada. Na última hora eu não queria mais ir, quis ligar pra todo mundo e dizer que não ia mais ter evento nenhum. Julio conseguiu me convencer a ir e participar. Eu levei Richard comigo, meu amigo completamente leigo em relação a Esclerose Múltipla. 

Já estava na hora do início do evento, mas a médica ainda não havia chegado, então, os portadores ficaram conversando, contando experiências, dando dicas de como eles melhoraram determinada coisa. Foi muito bacana ver ali tanta gente reunida. Além dos portadores, existiam ainda os acompanhantes que estavam em quantidade maior. Estavam presentes também os amigos leigos que convidamos. Em pouco tempo a médica dele chegou e deu a palestra, muito profissional explicou o que era a doença, quais os tipos, os tratamentos disponíveis e tudo o mais que houvesse de dúvidas.

Terminado o evento nos parabenizaram pelo sucesso que foi. Cerca de 30 pessoas presentes, fiquei feliz. Pra um evento organizado em uns 4 dias, 30 pessoas parecia satisfatório. Cada qual ficou ali pelo seu canto conversando com conhecidos ou ampliando o círculo de amizade. Todos saíram. Eu, Julio e meu amigo começamos a caminhar pra parada de ônibus e foi ali que vimos que o evento valeu a pena. Uma das coisas que o Gustavo San Martin, fundador da AME, mandou pro Julio como uma forma de incentivo é que pro evento ser um sucesso basta que uma pessoa vá e aprenda, se isso acontecer o evento valeu a pena. E pra gente, valeu a pena. 

Richard aprendeu que "a doença é a mesma, mas ela se manifesta de forma diferente em cada portador. Por exemplo, um dos portadores não sentia mais o corpo do pescoço pra baixo, outro só no braço, outro na perna esquerda, outro na perna direita e o Julio não teve". Outra coisa que ele observou é que "não dá pra fazer diagnóstico em grupo e que é perigoso uma médica receitar algo na frente de outros portadores, porque alguém pode se 'identificar' e querer fazer uso sem fazer a consulta direitinho". Ele também entendeu o que é a Esclerose Múltipla e como faz pra descobrir se é mesmo Esclerose Múltipla, aprendeu que não existe prevenção. Ele aprendeu que existem doenças muito parecidas com a Esclerose Múltipla. Uma pena que ele não tenha feito um vídeo gravando tudo o que ele disse.

Foi o nosso primeiro evento, primeiro de muitos. Já estamos organizando outro. Já temos amigos que estão dispostos a se juntar a causa e ficamos muito felizes por isso. Com o desejo de fazer mais pela vida de portadores de esclerose múltipla manauaras estamos criando ideias incríveis que estão se aperfeiçoando a cada dia. Mas é claro que os nossos projetos não acabam por aqui. Isso, ainda, é só o começo.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Parabéns Paula e Julio! Vocês estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Me sinto muito feliz e honrada por conhecer vocês... que vieram "láááááááá de Manaus" pra estar com a gente!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Que lindooo. Por favor Paulinha não para de escrever. Seus relatos são preciosos. Fiquei muito feliz pelo evento de vocês. Beijo com muito carinho

    ResponderExcluir